Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

SOCIEDADE MARANHENSE DE HISTÓRIA DA MEDICINA

            A fundação da Sociedade Maranhense de História da Medicina, a exemplo do que já ocorre em vários países e em alguns estados brasileiros, é uma tentativa de reunir médicos e outros  profissionais da área da saúde, bem como, de outros campos do saber para melhor estudar o processo Saúde x Doença, que tem sido uma preocupação da humanidade desde os seus primórdios.
            O envolvimento de componentes ambientais e sócio-econômico-culturais, na gênese das enfermidades que afligem as pessoas, tem mobilizado o sistema de ensino, em diferentes países inclusive no nosso, para introduzir, no currículo dos Cursos de formação médica, a disciplina História da Medicina.    O resultado tem sido positivo não somente pela humanização profissional que estimula, como pela valorização, cada vez maior, dos componentes socioculturais e ambientais, no aparecimento das doenças. Isto tem sido comprovado, em trabalhos apresentados, nos Congressos da Sociedade Brasileira de História da Medicina, por professores e alunos. Tem sido constatado, ainda, que tais preocupações vêm mobilizando profissionais médicos e de outras áreas do conhecimento a se reunirem, em associações, para, buscarem, em conjunto, as necessárias explicações responsáveis pelos diferentes fatores que têm concorrido para a manutenção das doenças ao lado da evolução econômico-social das comunidades humanas, ao longo do tempo.
            Desta forma, entendemos a necessidade de ser fundada, aqui no Maranhão, uma Sociedade de História da Medicina, aberta a todas as pessoas de natureza física ou jurídica que estejam interessadas, no estudo da História da Medicina, e dispostas a participar de suas atividades, cujos objetivos seguem:
I - Contribuir para o resgate, divulgação e preservação da memória da Medicina do Maranhão;
  II - Desenvolver gestões junto às Faculdades e Cursos de Medicina do Estado para criação, em seus currículos, da disciplina História da Medicina como requisito básico para a formação integral do médico;
  III - Promover e divulgar congressos, jornadas, cursos e outros eventos relacionados à História da Medicina;
  IV - Manter intercâmbio com Instituições e grupos de profissionais do Maranhão que produzam trabalhos, na referida área, bem como, com Instituições congêneres e afins nacionais e estrangeiras.
  V - Estimular a produção de trabalhos por seus associados, no campo da História da Medicina, e criar mecanismos de divulgação dos mesmos com vista à divulgação de idéias geradas, no seio da Entidade;
  VI - Desenvolver estudo e pesquisa, em História da Medicina, com ênfase à do Maranhão, em associação com outros profissionais de áreas afins ou interessados, no referido campo do saber, e com a comunidade estudantil universitária.
            Pautado, nestes objetivos, um grupo de professores da área da saúde da Universidade Federal do Maranhão, fundou, em 28 de abril do ano em curso, a Sociedade Maranhense de História da Medicina.
            No ato, foi eleita e empossada a primeira Diretoria da Entidade, para um mandato de dois anos, que, assim, ficou constituída: Presidente - Aymoré de Castro Alvim; Vice-Presidente – Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento; Secretária-Geral – Andréa Marques da Silva Pires; 1ª Secretária – Eloísa da Graça do Rosário Gonçalves; 1ª Tesoureira – Flávia Raquel Nascimento e 2ª Tesoureira – Lúcia Fernanda Bastos Viana.
            O endereço provisório da Sociedade é: Departamento de Patologia – UFMA / Pavilhão Pedagógico, 1° andar. Praça Madre Deus, 02 – Madre Deus. CEP.: 65025-560   -   São Luís - Maranhão.
Aymoré de Castro Alvim.
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário