Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

PRÊMIO CARLOS DA SILVA LACAZ


Monografias sobre História da Medicina
(Promovido pela Sociedade Brasileira de História da Medicina)

REGULAMENTO

Art. 1º - A Sociedade Brasileira de História da Medicina objetivando estimular uma melhor compreensão da História da Medicina e de seu papel na humanização do médico instituiu o “Prêmio Carlos da Silva Lacaz” de Monografias sobre História da Medicina em 2006. O Prêmio de 2012 é regido por este Regulamento.

Parágrafo Único: Por definição, Monografia sobre este assunto será considerada um trabalho escrito, em prosa livre, acerca de determinado ponto da história da medicina, versando sobre um tema específico, sem esgotá-lo, reunindo dissertações menores que as de um tratado feito em profundidade. O tema pode abordar qualquer situação (acontecimentos, descobertas, biografias, doenças, especialidades médicas, analogias etc...) relacionada à História da Medicina.
Qualquer divergência com o assunto estabelecido, a critério da Comissão Julgadora, poderá implicar na desclassificação do trabalho.

Art. 2° - Cada concorrente só poderá inscrever uma única monografia, podendo ser realizada individualmente ou em dupla.

Art. 3° - O concurso destina-se a estudantes de medicina.

Parágrafo Primeiro: Todos os participantes receberão certificados de participação.

Parágrafo Segundo: A Comissão Julgadora concederá como prêmio às três primeiras monografias melhor classificadas, o prêmio constará de livros de história da medicina, certificado e medalha correspondente, bem como, qualificação como membro acadêmico da Sociedade Brasileira de História da Medicina para o período 2012-2013 e inscrição para o XVIII Congresso Brasileiro de História da Medicina para cada um dos autores.

Parágrafo Terceiro: Um número de monografias selecionadas, a ser definido posteriormente pela Comissão Julgadora, fará jus à publicação no Jornal da Sociedade Brasileira de História da Medicina.

Art. 4° - Os trabalhos deverão ser apresentados em língua portuguesa, contendo no mínimo 3 (três) e no máximo 6 (seis) páginas, tamanho A4 (210mmX297mm) (sem considerar gráficos, tabelas, quadros ou ilustrações), com 31 (trinta e uma) linhas digitadas por página (margens superior, inferior, direita e esquerda de 2,5 cm (dois e meio centímetros), espaço entre linhas de 1,5 cm, letra Times New Roman – corpo 12. Deverão conter resumo e abstract com aproximadamente 10 (dez) linhas cada, bem como referências bibliográficas, elaboradas de forma completa e precisa, rigorosamente conforme as Normas do JBHM – Jornal Brasileiro de História da Medicina (vide sitewww.sbhm.org.br).


Art. 5° - Os trabalhos deverão ser apresentados em meio digital (CD-ROM) acompanhados de 4 (quatro) vias impressas e identificados por título e pseudônimo do autor.
Deve acompanhar as 4 (quatro) vias do trabalho um envelope lacrado, identificado pelo pseudônimo, contendo nome completo, número do CPF e RG, xerox da carteira de estudante ou comprovante de vínculo estudantil junto à instituição de ensino médico, endereço residencial completo, endereço eletrônico, telefones e as informações curriculares que julgar necessárias (no máximo duas laudas) e a ficha de inscrição obtida através do site da SBHM (www.sbhm.org.br) abaixo do regulamento e impressa pelo candidato devidamente preenchida e assinada anexando ao material a ser enviado dentro do envelope lacrado.


Parágrafo Único: Os envelopes lacrados somente poderão ser abertos após o julgamento e a classificação dos trabalhos, na presença de representantes da Comissão Organizadora do Concurso, com a finalidade de verificar a prerrogativa dos concorrentes, proclamar e divulgar os resultados finais do certame.

Art. 6° - As inscrições e envio dos trabalhos deverão ser feitas até o dia 06 de setembro de 2012.

Inciso Primeiro: Os trabalhos deverão ser enviados por correio ao seguinte endereço:
“PRÊMIO CARLOS DA SILVA LACAZ”
Rua T – 48, 686, apartamento 101, setor Bueno.
Goiânia - Goiás. CEP: 74.210-190.

Inciso Segundo: Para fins de aceitação de inscrições pelo correio será considerada a data da postagem. A Coordenação do Concurso não se responsabilizará por trabalhos extraviados pelos correios e que eventualmente não cheguem ao destino dentro dos prazos de vigência do Concurso.

Art. 7° - Para julgar os trabalhos concorrentes a Sociedade Brasileira de História da Medicina designará uma Comissão Julgadora formada por três membros.

Parágrafo Primeiro: À Comissão Julgadora será dada a responsabilidade de avaliar os trabalhos considerando: criatividade, redação, português, forma de abordagem e seu valor como contribuição para a área.

Parágrafo Segundo: Aos integrantes da Comissão Julgadora não caberá ônus ou pró-labore pela sua participação.

Parágrafo Terceiro: A decisão da Comissão Julgadora será soberana, não cabendo contra ela quaisquer recursos.

Parágrafo Quarto: Concluídos os trabalhos e divulgados os resultados do Concurso, a Comissão Julgadora tornar-se-á automaticamente extinta.

Art. 8° - Os resultados serão divulgados no site da Sociedade Brasileira da História da Medicina (www.sbhm.org.br) no dia 21 de outubro de 2012.

Art. 9° - A premiação dar-se-á durante a realização da Solenidade de Abertura do XVII Congresso Brasileiro de História da Medicina, na sessão solene de abertura, na cidade de São Luís –MA.,, em 07 de novembro de 2012, cabendo ao participante arcar com as despesas de transporte, hospedagem e alimentação. Nesta ocasião serão também premiadas as Faculdades de Medicina às quais pertencerem os três primeiros colocados. O prêmio para as Faculdades será composto de Menção Honrosa e da Medalha relacionada ao Prêmio.

Art. 10° - Os trabalhos, premiados ou não, a critério dos instituidores, poderão ser objeto de publicação, sempre com crédito para os autores, sem que caibam a estes quaisquer reivindicações no campo do direito autoral.

Art. 11° - A participação no Concurso implica na total aceitação deste regulamento por parte do candidato.

Art. 12° - Os casos omissos neste regulamento serão decididos pelo Presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina em comum acordo com a Comissão Julgadora.

Dr. Jairo Furtado Toledo
Presidente da
Sociedade Brasileira de História da Medicina

2 comentários:

  1. em 2010 apresentei no congresso brasileiro de história da medicina um trabalho oral sobre o primeiro hospital da cidade de caxias-MA - o Míron Pedreiras. Minha dúvidda é se posso apresentá-lo sob forma de monografia no congresso desse ano em slz..
    grata
    Yvis de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. O máximo de 6 linhas está descontando já a capa, contra-capa, epígrafe, sumário, resumo, abstract e referências?

    ResponderExcluir