Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

PEDRO JULIANO - MÉDICO E PAPA

ALVIM, A.C.; PIRES, A.M.S. & NASCIMENTO, M.D.S.B. aymore@elo.com.br   Telefone: 098 xx 3227-2654. Universidade Federal do Maranhão
Introdução – Na História da Medicina são encontrados vários eventos que a ligam à História da Igreja. A relação entre as duas remontam aos primeiros anos do Cristianismo se projetando ao longo da Idade Média com a fundação dos primeiros hospitais e universidades, e auxiliando no saneamento de várias regiões da Europa como um legado da Igreja à Medicina.
Material e Métodos – Revisão bibliográfica de artigos e livros referentes à História da Igreja.
Comentários e Conclusões - A bibliografia consultada nos põe a par da vida e obra de um médico que ocupou a Cátedra de Pedro, no período de 8 de setembro de 1276 a 20 de maio de 1277, com o nome de João XXI. Nascido em Lisboa, por volta de 1205, Pedro Juliano ou Pedro Hispano foi médico, filósofo, matemático e professor. Iniciou seus estudos, na escola episcopal da catedral de Lisboa, indo depois complementá-los na Universidade de Paris onde estudou Teologia e Medicina além de Lógica , Dialética, Física e Metafísica. Foi professor de medicina, na Universidade de Siena. Em 1261 recebeu as ordens sacerdotais e dentre os vários postos ocupados, na Igreja em Portugal, foi nomeado, em 1273, pelo papa Gregório X, arcebispo de Braga e, um ano depois, foi elevado ao cardinalato. O papa, em 1275, o nomeou seu principal médico. Eleito em setembro do ano seguinte dirigiu a Igreja até maio de 1277. João XXI foi um homem simples, de rara virtude e possuidor de vasta cultura. Morreu em decorrência de um acidente, no palácio apostólico de Viterbo, deixando muitas obras, inclusive no campo da medicina, onde se destacou pela grande repercussão, nas universidades européias, o tratado “De óculo” sobre oftalmologia e “Thesaurus pauperum” onde descreve várias doenças e suas curas com mais de cem edições e traduzido em doze idiomas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário