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sábado, 16 de fevereiro de 2013

I CONGRESSO PIAUIENSE DE HISTÓRIA DA MEDICINA.


Normas para submissão de trabalhos científicos
Apresentação
O 1º Congresso Piauiense de História da Medicina é uma iniciativa da Sociedade Piauiense de História da Medicina (SPiHM) e Instituições de Ensino Superior no Piauí. Esse evento tem como objetivo promover a discussão da historiologia médica.
Não há uma temática específica, ficando os autores livres para tal. Os melhores trabalhos apresentados em pôster e em apresentação oral receberão o Premio “Dr. Francisco Ramos” e outros dois receberão menção honrosa. Ambos os melhores trabalhos terão a garantia de sua publicação na Revista STHETOS da Academia de Medicina do Piauí.
O evento terá um caráter social, acadêmico e científico amplo, com interação social com a comunidade e apresentação de trabalhos sob a forma de comunicações orais e posters. Serão oferecidas palestras, conferencias e lançamento de livros relacionados à história da medicina.
Pela sua proposta, o congresso vem consolidar a Sociedade Piauiense de História da Medicina e será um evento pleno de oportunidades de discussão e aprofundamento sobre a história médica, buscando contribuir para o seu crescimento enquanto componente da vida acadêmica.
1. Inscrição de Trabalhos
As modalidades abertas às inscrições são:
  • Comunicação oral
  • Posters
O período para inscrição de trabalhos será de 06 de fevereiro a 08 de março de 2013
2. Modalidades de inscrições de trabalhos
2.1. Comunicação Oral
Apresentadores: Cada trabalho poderá ter no máximo um apresentador, que poderá ser docente, técnico ou aluno.
Duração: Cada apresentação terá 07 (sete) minutos para a apresentação, incluindo a projeção de vídeo e slides e mais 03 (três) minutos para perguntas/debates. Os participantes deverão permanecer até o término da sessão.
As comunicações orais serão sessões presenciais de apresentação de trabalhos coordenadas por  uma mesa presidida por docentes médicos e/ou historiadores de universidades envolvidas no evento.
A seleção de trabalhos para comunicação oral será realizada a partir da análise do artigo (em.PDF), que deverá ser anexado no momento da inscrição no formato estabelecido abaixo. Caso selecionado, o artigo será publicado na íntegra na Revista STHETOS.
Os 12 (doze) trabalhos selecionados para apresentação oral (podendo ser ampliados o numero de trabalhos a critério da comissão organizadora) serão apresentados por membro das respectivas equipes, podendo ser docente, técnico ou aluno, mas a inscrição deve, obrigatoriamente, ser realizada por todos os membros do trabalho.
A apresentação deve ser organizada de forma a facilitar o entendimento da ação de extensão, sendo que devem ser destacadas as seguintes informações básicas: instituição de ensino superior, coordenador e demais membros da equipe, local de execução da ação de extensão, formas de apoio recebidas para a execução da ação, metodologias utilizadas, formas de participação da comunidade externa (se aplicável), avaliação da ação, tanto em relação ao seu desenvolvimento como dos resultados obtidos, e publicações vinculadas à ação (se aplicável).
Para a comunicação oral, a seleção dos trabalhos privilegiará ações com resultados já obtidos e analisados, mesmo que de forma parcial. O objetivo é a apresentação de metodologias e processos de trabalho em extensão baseadas em práticas realizadas com sucesso ou com avaliação das causas do insucesso.
2.2. Posters
Apresentadores: Cada trabalho poderá ter no máximo seis participantes.
Duração: A apresentação em posters é um espaço de qualificação do fazer extensionista. Os posters obedecem a mesma configuração da apresentação oral excetuando-se que a apresentação do posters ficará afixado em um mural durante todo o dia 16 de março de 2013 no CRM-PI. Os posters podem ser dirigidos ao público externo ao evento, na forma de prática demonstrativa.
No poster, deve ser destacado (sublinhado) quem será o responsável por ministrar a apresentação. A organização do evento disponibilizará espaço físico, sendo de responsabilidade do ministrante trazer os materiais necessários para a execução da atividade. As necessidades de equipamentos deverão ser informadas na inscrição, e serão avaliadas de acordo com a disponibilidade do evento.
Os posters deverão ter 1,20 x 0,90 cm. Os resumos devem ser enviados no memso modelo da apresentação oral e os posters entregues na secretaria do evento até as 8h do dia 16 de março, sábado, no CRM-PI.



3. Cronograma*
 MOTIVOS
DATAS
Inscrições de trabalhos
06 de fevereiro a 08 de março
Análise dos trabalhos pelos pareceristas
08 e 09 de março
Divulgação dos trabalhos aprovados
11 de março
Inscrições de Participantes no evento
 a partir de 06 de fevereiro
Realização do Evento
15 a 16 de março de 2013
e-mail para envio dos trabalhos
Duvidas A/C Prof. Dr. Luiz Ayrton
*Os prazos estão sujeitos a alterações.  

4. Submissão de trabalhos:
Só serão avaliados aquelas inscrições que anexarem o artigo do trabalho em arquivo (PDF), conforme o formato abaixo.
Orientações Gerais: tamanho A4; fonte Times New Roman, tamanho 12;- margens superior, inferior e direita: 2,5cm; margem esquerda: 3,0cm;
- itens e subitens em negrito e centralizado;
- espaçamento: entre o Título e Autores e no texto:  1,5cm; simples entre os itens e subitens;
- tabulação do parágrafo: 1,25 cm (padrão Word)
O gráfico da próxima página deverá ser salvo em Word numa folha separada deste texto e ser entregue preenchido com as informações do trabalho. Em seguida, em padrão PDF, enviado para o e-mail: valdette@hotmail.com
Durante o envio, o que está em azul no gráfico abaixo deverá ser trocado pelas informações sobre o trabalho.




Título do trabalho
Letras maiúsculas e em negrito
Área temática
Ambiente (   ) Tecnologia (   ) Especialidade Médicas (   ) Instituições e hospitais (   ) Vultos (   )
Saúde Publica (   ) Educação médica (   )
Tipo de apresentação
Oral (   )
Poster (    )
Responsável pelo trabalho
Nome e sobrenome do apresentador.
Instituição
Nome da instituição por extenso (em parênteses, a sigla).
Nome dos Autores
Nome completo dos autores (inclusive do apresentador que deverá vir sublinhado) com primeira letra em maiúscula, separados por ponto e vírgula.
Palavras-chave
Identificação de até 03 (três) expressões ou palavras que sintetizem o objeto do trabalho e que permitam a posterior localização do resumo em bases de dados
Resumo (Máximo de 250 palavras, sem parágrafo e sem citações bibliográficas)
INTRODUÇÂO: Demonstrar a importância/relevância do trabalho. Contextualizar a situação problema, o ambiente e os atores da ação extensionista. Demonstrar a vinculação com a pesquisa e o ensino. Apresentar os objetivos do trabalho ao final da introdução. MATERIAL E METODOLOGIA: Descrever o local, os materiais utilizados, as etapas e o universo abordado. Descrever as etapas em ordem cronológica. Destacar a metodologia utilizada, com revisão bibliográfica, se aplicável. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Apresentar os dados obtidos, análise e discussão dos resultados. Poderão ser apresentados imagens, gráficos, quadros ou tabelas. Destacar a participação da comunidade, se existente, e a alteração da situação problema. CONCLUSÃO: Concluir se os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a discussão, dos resultados. Ressaltar os ganhos acadêmicos e a relevância do material estudado.
Referências
Relacionar todas as referências citadas nas demais partes do trabalho redigido, conforme as normas da ABNT.
Endereço
Endereço completo do principal autor
E-mail
e-mail completo



5. Valores
  • Inscrições de médicos e historiadores sócios da SPiHM - R$ 70,00
  • Profissionais não-sócios da SPiHM – R$ 100,00
  • Inscrições de Alunos de Pós-Graduação - R$ 30,00
  • Inscrições de Alunos de Graduação - R$ 30,00

6. Avaliação
6.1. Pareceristas
Os trabalhos enviados serão avaliados por meio eletrônico, por pareceristas ad hoc indicados pela SPiHM.
6.2. Critérios de avaliação
Os critérios de avaliação serão:
  • Relevância da proposta estudada
  • Abordagem conceitual
  • Procedimento metodológico
  • Discussão dos resultados

7. Considerações finais
As apresentações nas modalidades: Comunicação Oral serão realizadas por slides digitais para projeção por meio de datashow das 15 as 17h no local do evento.
A organização do evento disponibilizará computadores e projetores, prevendo o uso de arquivos compatíveis com o programa Microsoft Power Point e no Programa Windows Media Player. O vídeo deverá ser gravado em mídia digital, nos formatos VCD, SVCD ou DVD.
Os apresentadores deverão estar presentes trinta minutos antes do início da sessão para a inclusão/organização do material de sua apresentação e deverão permanecer até o término da sessão.
Todas as sessões estarão abertas a participação do público do evento, respeitando a capacidade do espaço físico.
Todos os autores terão direito a seus certificados desde que inscritos no evento. A comissão avaliadora indicará os melhores trabalhos como ganhadores do Premio “Dr Francisco Ramos” 
Os casos omissos serão submetidos à Comissão Científica do evento.

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